Voluntários realizam mutirão de limpeza no Parque dos Búfalos
- forumfdc
- Apr 8, 2022
- 2 min read
Updated: Apr 13, 2022
Área verde localizada no Jardim Apurá aguarda há décadas pela infraestrutura e oficialização do espaço REPORTAGEM POR ALINE MELO
O Movimento Parque dos Búfalos, organização da sociedade civil que atua no Jardim Apurá, região da Pedreira, em defesa do meio ambiente e da preservação dos espaços verdes daquela área, realiza todo sábado um mutirão de limpeza no Parque dos Búfalos. Há quase 20 anos, a comunidade começou a abrir as trilhas e fazer do espaço um local de lazer e enquanto aguardam pelas obras que vão tornar do lugar um parque, oficialmente, vão tentando manter a limpeza e impedir a especulação imobiliária. O líder comunitário e representante da organização social OekoBR, Wesley Silvestre, explica que muito antes do decreto que foi assinado em 2012 e transformou a área que já teve uma extensão de 994 mil metros quadrados em área pública, a população já utilizava o espaço para lazer.
“O Parque dos Búfalos ele existe pra gente, pra nós moradores, há mais de quarenta anos. Nós de nossas gerações sempre frequentaram o local porque sempre foi um local aberto. Antigamente recebendo búfalos na região, sendo o animal bastante exótico Brasil, recebia diversos visitantes, né? De outros lugares que queriam olhar os búfalos. Muitos moradores relatam corridas de búfalos, né? As pessoas corriam de búfalos. Porque o local era de pouco transporte. Muita gente usava o terreno como passagem também. Pra chegar as outras dos outros bairros vizinhos.”
Atualmente, existem quatro quilômetros e meio de trilhas no parque, cada centímetro aberto pelos moradores da região. O parque reúne espécimes nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, às margens da Represa Billings. Por isso, a cada sábado, um grupo de voluntário se reúne à partir das 7h da manhã para fazer a manutenção do espaço. O decreto de utilidade pública de 2012 foi revogado em 2013 e o parque foi novamente oficializado após a construção de um condomínio próximo ao local, o que reduziu a sua área para 580 mil metros quadrados, em 2015.
Desde 2018, a Prefeitura de São Paulo já dispõe de orçamento para sua implantação, mas o projeto se arrasta. “Dificuldades no processo de licenciamento com a Cetesb, a Secretaria do Verde não se debruçou sobre o licenciamento para implantação do parque. A Cetesb exigiu alguns alvarás de intervenção em APP, então o parque ele não recebeu licenciamento a tempo. Mas desde 2018 a gente tem cerca de R$ 9 milhões em caixa né? Todo ano, todo orçamento a gente pontua lá a necessidade da implantação do Parque dos Buffet e recebe esse orçamento. A gente conseguiu fazer até agora o cercamento de 70% da área com parte do orçamento e a contratação do projeto arquitetônico do parque, né? Porque até então a gente só tinha o projeto básico e pela falta de licenciamento ele não foi implantado, mas a prefeitura promete que iniciará as obras ainda esse ano com a liberação do licenciamento pela Cetesb.”
A Cetesb informou que analisa documentação enviada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente para o expedição do Alvará. Já a Secretaria do Verde e Meio Ambiente informou que a previsão de implantação do parque é para 2023. Quem quiser participar do mutirão ou apenas conhecer o parque, ele fica na Rua Salvador Dali, 400, Jardim Apurá.

Comments