top of page

A arte representando o caos

  • forumfdc
  • 1 hour ago
  • 2 min read

Como representar uma tragédia e levar a arte com leveza sem descaracterizar os fatos.

Por João Victor Montoza


A arte sempre procurou meios de representar a realidade, e com as tragédias não é diferente. Um grupo de mulheres de São Sebastião, eternizaram as memórias das vítimas da tragédia de fevereiro de 2023 causadas pelos fortes temporais no litoral norte de São Paulo, por meio de uma animação lúdica.

Unir uma tragédia a uma animação ou a qualquer outra representação artística, desafia o artista a carregar os elementos e sensações da tragédia, enquanto torna a mostra tangível o suficiente para se conectar com o grande público. A animação Marés da Noite, lançada em 2023, conseguiu levar com leveza os elementos de noite de terror para São Sebastião, sem menosprezar o peso e as dificuldades geradas pela tragédia, tendo a premissa de retratar os sonhos e traumas que o momento gerou. Juliana Sada roteirista do projeto, contou como foi seu processo de criação.

“A gente um encontro com as mulheres (de São Sebastião), um encontro de três horas, fizemos várias anotações, elas desenharam os sonhos e depois nos reunimos no dia seguinte para olhar os sonhos e compartilhar as nossas percepções, A minha ideia era ir conectando um sonho com outro, antes do encontro eu não sabia como ia ser o roteiro, mas depois do encontro a ideia que apareceu foi, pegar um elemento de um sonho e conectar em outro, como se fosse um quebra cabeça, encaixando um em outro para formar um sonho único”.

Além de Juliana, o projeto contou com a participação de Noemi Martinelli e Ananda Carvalhosa, e foi eleito como o melhor curta-metragem da Mostra Washington Novaes do 26º FICA - Festival Internacional de Cinema Ambiental deste ano.


Mas o que aconteceu em fevereiro de 2023 em São Sebastião

Entre os dias 18 e 19, durante as festas de carnaval, um forte temporal atingiu o litoral norte de São Paulo, causando deslizamentos e atingindo centenas de famílias da cidade, destruindo casas e alterando por completo a maneira como a cidade vivia. O curta "Marés da Noite" foi exposto em alguns festivais pela cidade de São Paulo, sendo o último deles, o FICA realizado no Memorial da América Latina em uma parceria entre os governos dos estados de Goiás e São Paulo.

A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Africa Desconhecida!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page