Represa Billings completa 100 anos
- forumfdc
- Apr 5
- 2 min read
A represa Billings completou 100 anos no dia 27 de março. Criada em 1925 para armazenar água e gerar energia elétrica na Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, esse grande reservatório foi um dos responsáveis por fazer a cidade de São Paulo se tornar um grande polo industrial na época.
A geração de energia a baixo custo propiciada pela Billings foi essencial para o crescimento do polo industrial de São Paulo nas décadas de 1930 a 1970, quando ele se tornou o maior da América Latina.
A Billing tem mais de 100 km2 de área e se estivesse bem preservada, poderia abastecer até 5 milhões de pessoas e proporcionar uma vasta área de preservação, lazer e esporte para a região.
Para falar sobre este assunto ouvimos o vereador Nabil Bonduki
De acordo com Nabil as ocupações irregulares existentes ao redor da Represa é uma questão que precisa ser enfrentada com uma boa política habitacional e de recuperação do entorno da represa.
Nabil conta que a represa foi idealizada pelo engenheiro americano Asa White Kenney Billings para armazenar água e gerar energia elétrica na Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão. O desnível da Serra do Mar, com 720 metros, permite o aproveitamento da força da água para gerar energia a baixo custo, mas, para garantir o volume necessário, foi preciso represar o Rio Grande, seus afluentes e outros cursos d'água da região, bem como represar o Tietê e reverter artificialmente o curso do Rio Pinheiros, direcionando-os ao reservatório.
“É muito importante hoje a gente recuperar esta represa, vários movimentos têm se mobilizado para que a Billings possa voltar a abastecer de água a cidade. Hoje para aumentar a quantidade de água foi criado um sistema de reversão do Rio Pinheiros jogando água para represa, que gerou também mais poluição. Nós precisamos recuperar essa água para o abastecimento, são mais de 100 km de área da represa, mas apenas dois braços (de rios) são utilizados para abastecer água”, afirma o vereador.
Segundo Nabil intervenções recentes, como a criação de um Parque Linear junto à represa no Cantinho do Céu, um projeto da Prefeitura, que urbanizou um assentamento precário, mostra como políticas públicas de habitação e recuperação de favelas e loteamentos clandestinos podem contribuir para a qualificação da represa.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Os desafios da neurodiversidade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Commentaires