Ministro do Trabalho diz que saque aniversário do FGST terá amplo debate com a sociedade; entenda!
- forumfdc
- Jan 16, 2023
- 2 min read
O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou que a manutenção do saque aniversário do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, será objeto de amplo debate. Antes disso, o ministro chegou a declarar que o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretendia acabar com a modalidade.
O saque aniversário do FGTS foi criado por uma lei em 2019.A Caixa diz que cerca de R$ 12,7 bilhões foramsacados em 2022 pela modalidade de saque-aniversário do FGTS. Em 2021, foram cerca de R$ 12,9 bilhões.
Fausto Augusto Junior, sociólogo e diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, explica os riscos que o saque aniversário do FGTS pode trazer ao trabalhador brasileiro.
“A questão principal do saque do FGTS tem a ver com o trabalhador retirar todos os anos uma parte do Fundo e depois, quando ele é demitido, não ter mais o direito de realizar o saque. Ou seja, aquilo que é uma poupança para ele em um dos momentos mais complicados da sua vida, que é o momento do desemprego, isso deixa de acontecer. O saque aniversário vai se transformando numa espécie de 14ª salário. Além disso, o FGTS é um grande fundo coletivo que ajuda o Brasil a impulsionar o seu desenvolvimento principalmente na habitação e infraestrutura. Então, de alguma forma a Caixa Economia, o Ministério do Trabalho, as centrais sindicais e o próprio conselho do FGTS vão ter que se debruçar em cima desses números e ver, democraticamente, qual é o impacto saque aniversário”, disse o sociólogo.
A modalidade de saque é opcional.Quem tiver interesse em receber o dinheiro precisa informar a decisão até o último dia do mês de seu aniversário para receber o dinheiro no mesmo ano. Se a solicitação for feita até essa data, o trabalhador pode sacar o dinheiro em até dois meses. A Caixa diz que cerca de 29 milhões de trabalhadores já optaram pelo saque-aniversário do FGTS.
INFORMATIVO:

Comments