III Caminhada do Silêncio ocorre em memória às vítimas da Ditadura Militar no Brasil
- forumfdc
- Apr 8, 2023
- 2 min read
Osvaldo Schiavinato, ativista de direitos humanos, fala sobre os temas abordados no ato que tem como objetivo lembrar os abusos cometidos na época da ditadura para que eles não se repitam na sociedade brasileira.
Por Diane Costa
A terceira edição da Caminhada do Silêncio teve início na Praça da Paz no Parque do Ibirapuera e se deslocou até o Monumento dos Mortos e desaparecidos em frente ao Parque do Ibirapuera na capital paulista. Centenas participaram do ato com velas, flores e cartazes em memória das vítimas do abuso e repressão cometidos com o golpe militar de 1964.
O evento foi organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, Movimento Vozes do Silêncio entre outras entidades. Contou também com o apoio da Prefeitura de São Paulo que a partir desta edição incluiu o ato no calendário oficial da cidade.
O ativista de direitos humanos, Osvaldo Schiavinato, fala sobre os assuntos abordados durante a Caminhada deste ano que ocorreu no dia 2 de abril. De acordo com ele, a 3° Caminhada do Silêncio ocorreu em descomemoração ao golpe militar de 64 e em homenagem as vítimas que tombaram durante o regime golpista.
“O ato é importante em vários aspectos, ele aponta a violência do Estado que até hoje é cometida contra a população mais pobre. Aponta a necessidade de continuarmos a luta e complementarmos a tarefa de memória e verdade, pela identificação dos crimes ocorridos. Aponta também a necessidade urgente de retirar os militares da vida política do país, militares tem que ficar no quartel, não no parlamento e consequentemente, a desmilitarização das polícias, que hoje trata a população mais pobre como inimigo do Estado, não como cidadão”, afirma o ativista de Direitos Humanos.
Schiavinato também lembra a necessária punição dos golpistas modernos de 2023, que no dia 8 de janeiro tentaram impedir a posse da presidência da República.
A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto O Legado de Marighella. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments