top of page

Especialista dá dicas sobre como enfrentar a perda de emprego

  • forumfdc
  • Apr 16, 2023
  • 3 min read

Nas últimas semanas, as notícias dão conta de várias empresas famosas em um processo de demissão de vários funcionários. Mas, e quando o processo é inevitável e acaba nos atingindo, o que podemos fazer? Sobre isso, Natália Novaes, Terapeuta Energética com foco em transição de carreira, dá orientações sobre o que fazer para manter o controle nesse momento difícil:


1 - Quando a pessoa é surpreendida com uma mudança brusca na vida, como perda de emprego, qual a melhor forma de lidar?


A primeira coisa que se deve ter em mente, é que não houve a perda. Quando nos colocamos no lugar de perder, como forma de proteção, nos preparamos sempre para o luto, e esse é um processo muito individual e intenso. Além disso, "perder", nos ativa o gatilho da falta, e passamos ao modo sobrevivência, onde pode haver muitas preocupações, ansiedade, insegurança, e crenças que limitam os próximos passos. Aqueles passos que o colocariam em uma nova oportunidade profissional. É possível inverter essa percepção, mudando a maneira de lidar com a dispensa do trabalho, é de que nada está sob controle. E quando nos liberamos de buscar pelo controle profissional, a mudança vai vir como um ciclo que se encerra. Até porque, para que novos ciclos sejam iniciados, precisamos deixar o que passou para trás.



2 - Quais as dicas para cuidar da mente e do corpo para passar por essa etapa da forma mais tranquila possível?


Aceitar e acolher as emoções e sentimentos. Ter uma dispensa do trabalho, que pode de alguma maneira significar a instabilidade da sua segurança, tanto financeira quanto básica é de fato triste. Quando se é surpreendido nesse sentido de uma hora para outra, a melhor maneira é acolher mágoas, ressentimentos, raiva e qualquer outro sentimento mais negativo, e saber que essa é só uma fase, e que vai mudar. Falar com amigos, família, expressar essas emoções e opiniões e de verdade, colocar para fora ajuda. Mas, se preparar para o amanhã, o que vem depois disso e estar disposto a sair da zona conhecida e explorar as infinitas possibilidades que podemos criar no desconhecido.

Praticar atividades físicas, relaxantes, respeitar um tempo de descanso mental e físico, seguir uma rotina, traçar metas e objetivos e iniciar o processo da sua recolocação no mercado de trabalho. Antes disso, avalie se deve ser na mesma área, ou essa é a oportunidade ideal para uma transição de carreira ou investir no próprio negócio. Todas as opções devem e necessitam de um planejamento direcionado.



3 - Em relação a família, qual o conselho que você dá para que todos possam lidar com essa fase da forma mais tranquila possível?


Sinceridade e conversa. Jamais esconder a verdade, e conversar respeitando as limitações de cada idade, ou seja, quando há crianças, é importante passar a elas de forma lúdica e generosa essa mudança, trazendo o máximo possível de sensação de conforto e segurança para que elas possam compreender que aquele era o trabalho antigo, mas que um novo possa vir a fazer parte da rotina da família em breve. Deixar claro que elas não têm nenhuma responsabilidade ou culpa, e que tudo ficará bem.

Evitar as conversas e preocupações de adultos próximo das crianças, a fim não trazer essa preocupação para elas, mas sempre sendo realistas.

Mesmo com toda conversa e sinceridade em casa com a família, é preciso agir de acordo com essa nova realidade. Se é preciso cortes de despesas, que ele aconteça, e contar com o amor, carinho e apoio um do outro.


A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto O Legado de Marighella. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.



 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page