top of page

Como professores devem tratar assuntos polêmicos em sala de aula.

  • forumfdc
  • Feb 16, 2022
  • 3 min read

Updated: Mar 28, 2022


Antigamente os professores que lecionavam em escolas de educação básica não abordavam outros assuntos em sala de aula se não as matérias da grade curricular, porém com o passar dos anos os professores tiveram que adaptar a forma de lecionar e incluir nas aulas assuntos que são discutidos pela sociedade.


Hoje em dia as pautas dos movimentos sociais não são mais tratadas apenas por quem faz parte ou se identifica com o movimento, há uma conscientização acontecendo em todos os âmbitos sobre diversas pautas que são de interesse de um determinado movimento. Com isso surge uma questão, como o professor deve ou pode abordar assuntos que são considerados polêmicos em sala de aula sem necessariamente ser partidário mantendo sempre um olhar imparcial sobre o debate.


Ao conversamos com a Professora Cristina Lima que atualmente leciona para o 8º ano do ensino fundamental e para o 2º ano do ensino médio, perguntamos a ela como o professor deve agir ao falar de assuntos que são considerados polêmicos em sala de aula, e a sua resposta foi a seguinte: “De acordo com meu ponto de vista, assuntos difíceis devem ser tratados de uma forma Imparcial, o professor deve falar dos pontos necessários de acordo com o tema abordado, mas deve-se pensar que o aluno deve construir o próprio pensamento e ter uma opinião.”



Infelizmente a escola se tornou um ambiente muito fértil para todo tipo de intolerância, os gestores de ensino diariamente lidam com o bulling e com a violência entre ou estudantes, portanto debater esses assuntos em sala de aula pode gerar um momento de reflexão entre os alunos, Cristina Lima acredita que: “ É primordial para uma construção de uma sociedade mais respeitável. O aluno deve perceber a questão dos direitos dos outros e dos direitos dele, visando só o benefício dele a empatia e o respeito não existirá, ele tem que pensar em todos é como diz aquele famoso ditado, o que eu não quero para mim eu não faço para os outros. Então ele deve ter essa questão do respeito a opinião, independente da crença independente ou da orientação de cada um.


Se tratando de temas polêmicos é muito comum pensarmos que isso não terminará de outra forma se não em uma discussão acalorada onde nenhuma das partes se entendem, pois, os seus pontos de vistas são completamente diferentes e por isso não se chegará a lugar nenhum, esse com certeza é algo a ser considerado pelo professor pois a última coisa que deve acontecer ele é perder o controle do debate, porém sendo imparcial e estimulando que todos participem o professor terá uma aula chica com uma discussão saudável e respeitosa.


Devemos considerar também o fato de que o professor que estiver tratando de determinada pauta pode não ser um participante daquele movimento social, por exemplo, como um professor branco fala sobre racismo em uma sociedade que prioriza o discurso que quem tem o “lugar de fala”, professora Cristina aconselha que o professor: “O professor deve conhecer diferentes assuntos, diferentes movimentos mostrar o que cada um desses representa, até mesmo os alunos podem estar buscando a respeito desses movimentos. Eu creio que os alunos devem estar interagindo em todos os sentidos pois ele é o protagonista, ele deve buscar conhecer esses movimentos saber do que se trata qual o motivo, qual o objetivo de cada um para conhecer e debater a sua própria opinião sobre cada movimento que são colocados pela nossa sociedade”.


Reportagem Vitória Santos



A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto Infodemia: a pandemia das informações. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.


Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page