Segurança no centro de São Paulo: tecnologia e desafios da revitalização
- forumfdc
- 1 minute ago
- 2 min read
Enquanto a revitalização do centro de São Paulo avança, a tecnologia surge como uma ferramenta essencial para combater o crime, trazendo uma sensação de segurança para moradores e trabalhadores.
O centro da capital paulista passa por inúmeras tentativas de revitalização, ao longo dos anos. Aproximadamente 431 mil habitantes vivem e trabalham na região, segundo dados do censo de 2010.
A auxiliar de cozinha Ariane Mota, por exemplo, afirma que já foi roubada e sente medo de perder o celular toda vez que vem ao centro. "O povo que usa celular precisa prestar atenção na mochila, de preferência colocar para a frente. É preciso prestar atenção, caso alguém venha pegar de bicicleta, o que está acontecendo muito, né? A pessoa passa de bike, pega o telefone, e você nem vê e não tem para onde correr", relata.
Segundo pesquisa da Secretaria de Segurança Pública do Estado, houve uma redução de furtos e roubos de celulares na região. A Avenida Paulista, que no passado liderou os dados desse tipo de violência, registrou uma queda de 25% entre janeiro e agosto de 2024. Já os bairros da Luz e Bela Vista tiveram um crescimento considerável de ocorrências.
Para diminuir cada vez mais os índices de criminalidade no centro, a Prefeitura de São Paulo aposta no sistema de monitoramento e reconhecimento facial. Nesta semana, foi divulgada a instalação de 100 câmeras em motos da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, as medidas do programa Smart Sampa têm gerado ótimos resultados. "É uma pesquisa que mostra que 92% da população aprova o Smart Sampa. E os resultados estão aí: mais de 3 mil presos em flagrante, mais de 1.500 pessoas levadas à justiça, 76 pessoas desaparecidas encontradas. A gente vai cada vez mais utilizando a tecnologia"
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Os desafios da neurodiversidade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments