PARQUE LINA E PAULO RAIA: OPÇÃO DE LAZER GRATUITA NA ZONA SUL DE SÃO PAULO
- forumfdc
- Apr 1, 2023
- 2 min read
Localizado na Zona Sul da capital e a 3 minutos andando da estação Conceição do metrô, o parque Lina e Paulo Raia é uma das opções de lazer na região.
O parque também abriga o EMIA ( Escola Municipal de Iniciação Artística) para crianças de 5 a 12 anos, com aulas de dança, teatro e artes plásticas e é uma das únicas em São Paulo que oferece esse tipo de serviço gratuitamente.
Inaugurado em 1981, através de uma iniciativa público/privada, foi planejado desde a década de 1970, como parte integrante do PROJETO CURA (Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada) que buscava um desenvolvimento global do entorno por meio de associações públicas e privadas.
No começo do século 20, os atuais 15.000 metros de área pertencia a um rico comerciante que se tornou um parque particular, cuja intenção era ser uma chamariz para a elite paulistana. A intenção era dar festas, reuniões, construir quadras de tênis, críquetes e futebol, além de organizar clubes de leitura para a sociedade em geral.
O Parque Lina e Paulo Raia é apenas um pedaço do terreno desse comerciante, que foi desmembrado em mais 2 parques: o Nabuco e o Chuvisco. Afinal, o terreno tinha mais de 2 milhões de área construída. O dono do empreendimento era um homem visionário, pois queria criar animais para compra e venda, abrir uma horticultura, floricultura e comercializar alimentos e frutas com as mais de 15.000 árvores frutíferas dentro de seu quintal. A chácara ocupava o bairro do Jabaquara inteiro.
Com o desenvolvimento chegando em São Paulo, o interesse pela chácara foi diminuindo e com a chegada do Aeroporto de Congonhas, a chácara foi fechada para dar espaço a outros empreendimentos.
E o parque é o resquício de uma chácara que foi muito próspera e quem ganhou esse presente foram os paulistanos,que podem contemplar as matas remanescentes e descansar um pouco da correria diária. É o que diz a recepcionista, Cecília Alves:
“Na hora do meu almoço, eu costumo vir aqui descansar e dar uma caminhada por aqui. Eu acho esse parque muito bonito. Gosto muito de caminhar por ele, acho que traz um sossego que eu preciso na hora do meu almoço, para aliviar o stress do dia a dia. Eu acho importante ter esse parque por aqui. Está um pouquinho abandonado, mas ainda assim está conservado. Eu gosto de passar horas aqui e isso me faz bem”, diz ela.
É um bom local para curtir a natureza e observar os inúmeros pássaros que voam ao nosso redor. Há agentes de seguranças por todas as partes garantindo o lazer e conforto dos frequentadores do parque.
Ele está localizado na Rua Volkswagen e abre todos os dias: das 07h00 às 18h00.
A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto O Legado de Marighella. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments