O ministro do trabalho e emprego Luiz Marinho afirmou que quer acabar saque aniversário do FGTS
- forumfdc
- Feb 3, 2023
- 1 min read
O modelo permite que o beneficiário resgate anualmente dos recursos do fundo criado para dar proteção econômica ao trabalhador e trabalhadora demitidos sem justa causa. Viabilizar a compra de um imóvel próprio ou servir de apoio financeiro para um tratamento médico complexo em entrevista ao podcast do conde da TVT Marinho avaliou que o saque aniversário prejudica o fundo e portanto o próprio trabalhador.
“Quando você faz o saque aniversário tem dois grandes problemas: Primeiro, ele enfraquece o fundo para investimento pra gerar emprego. Segundo, ele cria um problema para o trabalhador quando dá eventualidade ele perder o emprego e ele ter aderido ao sistema de saque aniversário. Quando você adere ao saque aniversário, você fica impedido caso de demitido de sacar o seu saldo e essa maior reclamação que eu recebo todos os dias de trabalhadores que ao ao ser demitido vai sacar o seu saldo e diz você não pode sacar o seu saldo você fez adesão ao saque aniversários.
Nós vamos submeter ao Conselho de Curador em março que é a primeira reunião deste ano do Conselho Curador pra mudar essa, pra acabar com essa modalidade do saque aniversário voltar ao sistema anterior de proteção do fundo e proteção ao trabalhador quando ele perde seu emprego.”
A modalidade é também usada como garantia em operações de crédito como empréstimo consignado. Embora preocupe as instituições financeiras, o ministro afirma que o modelo tem contribuído com o endividamento das famílias brasileiras e voltou a afirmar que o FGTS não é para isso. Portanto, uma vez extinta a modalidade, os bancos terão que arcar com os eventuais prejuízos.

Comments