Ministério da Saúde prorroga vacinação contra o HPV até 2026
- forumfdc
- 2 days ago
- 2 min read
O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na idade recomendada, entre 9 e 14 anos. A iniciativa, que estava prevista para encerrar em dezembro de 2025,, seguirá vigente até a realização da Campanha de Vacinação nas Escolas.
A medida amplia o acesso à imunização em todo o país e busca garantir proteção a adolescentes e jovens que, por diferentes motivos, não conseguiram se vacinar no período indicado. A vacina contra o HPV é segura e fundamental para a prevenção de diversas doenças e tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, pênis, boca e garganta.
Segundo a diretora do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, a ampliação do prazo representa uma nova oportunidade de cuidado e prevenção:
“A vacina contra o HPV evita várias doenças, como verrugas pelo corpo e diversos tipos de câncer. Ela protege contra o câncer do colo do útero, mas também de pênis e de boca. É uma vacina extremamente importante, especialmente porque o câncer do colo do útero é um dos que mais atingem e matam mulheres no Brasil. Essa é uma oportunidade para quem não recebeu a vacina antes.”
A estratégia de resgate contempla cerca de 5,5 mil municípios brasileiros e tem como objetivo ampliar a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução da circulação do vírus na população. De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Éder Gatti, a prorrogação do prazo permite alcançar adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente.
A vacinação contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também é realizada por meio de ações em escolas, universidades, ginásios esportivos e outros espaços públicos, com apoio dos estados e municípios.
Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única da vacina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, facilitando o acesso à imunização. Para pessoas imunocomprometidas, como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema vacinal permanece com três doses.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Africa Desconhecida!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments