Ministro explica fatores que levaram ao aumento do emprego com carteira assinada no país
- forumfdc
- Feb 8
- 2 min read
Dados do fim de 2024 mostram que o Brasil está com a menor taxa de desemprego já registradas, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE no dia 31 de dezembro de 2024.
No último trimestre do ano passado o índice de desocupação caiu para 6,2%, consolidando uma média anual de 6,6%. Este dado representa uma queda expressiva em relação a 2023, quando a taxa média de desemprego foi de 7,8%, o que confirma a recuperação do emprego no país.
Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias falou sobre fatores que levaram a melhora do índice do emprego formal no Brasil.
“A gente percebeu que cresceu muito a informalidade e uma das coisas era o medo de assinar a Carteira (de Trabalho) e perder benefício e ali o presidente fez uma alteração e o Congresso aprovou de que assinar a carteira de contrato de trabalho ou regularizar um negócio com CNPJ não é mais motivo para perder benefício.
Ele explica “uma família, por exemplo, de cinco pessoas precisa alcançar acima de R$3530 de salário mês para poder sair do Bolsa Família e não entra mais na fila. Quando entra no Bolsa Família só sai pra cima, automaticamente depois do aviso prévio quando perde o emprego, volta para o Bolsa Família”, afirma ele.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Os desafios da neurodiversidade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments