Mapa revela 37 livrarias de rua e une turismo com literatura na cidade de São Paulo
- forumfdc
- Dec 29, 2025
- 2 min read
A iniciativa é do grupo de livreiros para aumentar a visibilidade dos estabelecimentos nos bairros e impulsionar as vendas
Por Romulo Bonfim
Se a leitura leva a caminhos inimagináveis, agora quem decide passear pela cidade de São Paulo, tem a possibilidade de ser guiado pelo Mapa das Livrarias de rua. Um guia simples, que revela aos apaixonados por leitura, 37 estabelecimentos espalhados pela capital paulista destinados aos variados estilos literários.
A iniciativa foi do grupo de livreiros que enxergaram a chance de unir o turismo e a literatura para conseguirem mais visitantes às livrarias de rua existentes nos bairros. A ideia seria distribuir o guia em diversos espaços comerciais da cidade, porém a busca pelo mapa foi além do esperado e não comportou o número de tiragens impressas do guia.
Apesar dos variados estilos e modelos de negócios relacionados a livraria, o proprietário de umas das participantes do projeto, Beto Ribeiro, afirma que foi necessário estabelecer alguns critérios para participar dessa primeira edição.
“O critério era livraria de livros novos, porque não íamos conseguir alcançar e ia ampliar muito o leque. Se a gente pensar em sebos, ou livrarias que são mais reconhecidas como sebos do que como livrarias, tem um monte na cidade e bem legais, faria todo sentido colocar no mapa. Mas não iria dar tempo de lidar com todo mundo e ia ser uma frustração”, conta Beto.
Há 17 anos, o ator paraense e produtor cultural, Marcelo do Carmo, vista a capital paulista nos períodos de férias do trabalho. Para ele, a criação do mapa se une as tradicionais opções de passeio oferecidos pela cidade.
“Quando você vai à São Paulo, você conhece os bares, as boates, os restaurantes. Isso é muito bom para a gente conhecer livros novos, autores novos. A gente pode até descobrir um pouquinho mais da história de São Paulo conhecendo as livrarias que existem”, explica o produtor.
Segundo a atriz e jornalista, Silmara de Souza Melo, que é uma apaixonada por livros, acredita que a criação de um roteiro de livrarias quem ganha é a própria cidade.
“acho que a cidade ganha muito quando tem algo parecido como o mapa das livrarias de rua de São Paulo. Qualquer iniciativa que possibilite a formação de novos leitores, que possibilite o contato das pessoas com os livros é válido, e esse mapa traz tudo isso”, declara.
Sem financiamento público
Com distribuição gratuita, 40 mil exemplares foram impressos nessa primeira edição do mapa, financiados diretamente por todas as livrarias participantes, contando somente com o apoio da gráfica e de profissionais especializados em design. O guia não teve nenhum incentivo de verba pública.
Para o livreiro e empresário, Léo Wojdyslawski, esse é um ótimo momento para que a administração pública municipal possa dar mais atenção as livrarias de rua e aproveitar o lançamento do mapa para impulsionar o turismo na capital.
“O mapa deixa claro que a cidade de São Paulo, se transformou numa cidade de livrarias. Tem muita livraria nova, se você pegar essas 37, metade não tem 3 anos. A prefeitura deveria aproveitar isso e fazer alguma coisa para atrair turistas, porque virou uma cidade de livrarias. A gente vê pelo mapa, é muita livraria de todos os gêneros”, declara o empresário.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Africa Desconhecida!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments