Horror Expo: Por Que Amamos o Medo? Psicologia Explica o Gosto por Filmes e Jogos de Terror
- forumfdc
- Dec 23, 2025
- 2 min read
Entrevistamos a psicóloga Marcia Amaral, que diferencia o medo, uma emoção inata, do horror, uma perspectiva pessoal. A especialista explica até onde a busca por essa emoção é saudável.
por Laina Moraes
A horror expo é um evento que acontece anualmente e traz um público atraído pelo medo, por filmes, séries e jogos de terror, que despertam esse sentimento, mas até onde buscar essa emoção é saudável?
Entrevistamos a psicóloga Marcia Amaral e ela nos explica o que é o medo: “O medo ele é uma emoção inata do ser humano, tá? O que que isso quer dizer? Que a gente tem o medo como uma premissa da nossa natureza.
A doutora ainda completa, explicando a diferença entre o medo e o horror: “Eu acho que talvez o horror ele não, esteja relacionado tanto ao medo. Eu acho que o horror é uma coisa muito relacionada a uma perspectiva da que que é o horror? Não é? Não vai ser da mesma forma para todas as pessoas, aquilo que que pode ser um horror para você, pode não ser para o outro. E é diferente, entendeu?”
Durante o evento deste ano, conversamos com a autora Kai Sodré e ela nos contou o que a cultura do terror significa para ela: “Então a gente tem essa coisa legal com aquilo que é sombrio, né? Então para mim é tudo. Eu vivo isso quando eu não estou sendo a caí escritora, eu estou sendo a caí gótica nas festas gótica, conversando com meus amigos que são todos desse meio também, então é incrível.”
A psicóloga Márcia Amaral, nos explica sobre esse gosto, e até onde ele pode ser saudável: “Agora, quando é que se rompe isso, quando a pessoa ela tem já um desejo um pouco mais excessivo e viciante em relação a isso e ela começa a não ter uma relação saudável com o externo e ela precisa dessa movimentação, enfim, desse tipo de estímulo que começa, obviamente, a gerar outros danos,”
O consumo de conteúdo de terror permite que as pessoas experimentem o medo e a ansiedade em um contexto seguro e controlado, sabendo que a ameaça não é real. Isso pode ajudar a desenvolver maior controle emocional e aprimorar a capacidade de lidar com o estresse e a adversidade na vida cotidiana.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Africa Desconhecida!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments