top of page

Estão abertas inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado

  • forumfdc
  • Jan 24, 2024
  • 2 min read

O governo federal abriu no dia 19 de janeiro as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado.  Os interessados poderão se inscrever até 5 de fevereiro. São 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos. Este concurso Unificado será conhecido como o ‘Enem dos Concursos’.

De acordo com o governo federal, pela primeira vez um concurso chegará a locais onde nunca foram realizadas provas de certames federais.

As provas estão previstas para o dia 5 de maio, o Concurso Nacional Unificado permitirá que os candidatos concorram a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação. Serão 5.141 locais de aplicação e um total de 77.242 salas.

Os valores de inscrição para cargos de nível médio é R$ 60 e R$ 90 para nível superior. Cadastrados no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem já foi ou é beneficiário do Prouni e Fies têm isenção garantida.

O edital prevê cotas de 5% para pessoa com deficiência e 20% para pessoas negras. Para as vagas da Funai haverá 30% de cotas para indígenas. O canal oficial de atendimento do Ministério de Gestão e Inovação para dúvidas e denúncias sobre o concurso é concursonacional@gestao.gov.br

Sobre a segurança e realização do concurso público a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou durante o “Bom Dia, Ministra” Programa da EBC.

 “Todos os editais foram feitos atendendo a legislação e todas as áreas necessárias para sua execução. Estamos respondendo todas as perguntas e deixando tudo muito claro para a população”.

De acordo com estar todo processo foi feito para evitar fraude há uma rede de segurança voltada para o concurso, que é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com as forças da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Também fazem parte as polícias militares, civis e bombeiros estaduais.

 “Com isso, conseguiremos uma igualdade de condições para toda a população brasileira realizar o concurso da melhor maneira possível, além da segurança e lisura para não ter nenhum tipo de questionamento que ameace o concurso. Nós conseguimos fazer tudo isso em seis meses, desde a decisão de fazer esse concurso até a realização”, ressaltou ela.




A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto “RED PILL E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page