Dengue: o que é, como é transmitida e quanto tempo duram os sintomas
- forumfdc
- Feb 26, 2024
- 2 min read
O Brasil já contabiliza 512 mil casos de dengue desde o início no ano. A doença é mais frequente em regiões de climas tropicais e subtropicais e, como não há tratamento específico, os métodos terapêuticos comumente utilizados visam aliviar a dor.
Segundo a médica sanitarista Karina Calife, a dengue é uma infecção viral transmitida ao ser humano pela picada de mosquitos fêmeas infectados, o Aedes aegypti. “O vetor é o mosquito. Então, quem passa dengue para as pessoas é o mosquito infectado que vai lá, pica a pessoa e a doença se desenvolve. Não tem como uma pessoa passar dengue para a outra. Por onde vale o pacto coletivo? É o pacto da localização. Um lugar que não está cuidado, que você tem água parada, pneu velho, por exemplo, é propício para a proliferação do mosquito. E, também, quanto mais pessoas contaminadas em determinada região, mais os mosquitos vão transmitir a doença. Ele precisa ter o vírus para contaminar pessoas”, explica Calife.
A maioria das pessoas infectadas pela dengue não apresenta sintomas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. No caso dos pacientes sintomáticos, os sinais geralmente aparecem entre 4 e 10 dias após a infecção, e duram de 2 a 7 dias.
Entre os sintomas mais comuns, a organização menciona: febre alta (40 °C), dor de cabeça muito intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, aumento dos gânglios linfáticos e erupções cutâneas.
Em relação à duração da doença, a OMS afirma que na maioria dos casos as pessoas se curam em uma ou duas semanas. No entanto, a doença pode apresentar piora e, nesses casos, requer hospitalização. O risco para casos mais graves da doença aumenta em pessoas que foram infectadas mais de uma vez.
A melhor forma de não ser infectado pelo vírus é se proteger das picadas dos mosquitos. Para isso, a própria Organização Mundial de Saúde sugere algumas medidas, como usar roupas que cubram o corpo o máximo possível, instalar mosquiteiros nas janelas e usar repelente.
Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo
A Central de Notícias da Rádio ALVORADA é uma iniciativa do Projeto “RED PILL E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments