top of page

Conheça todos os tipos de acessibilidade que precisam ser implementadas na sociedade

  • forumfdc
  • 1 day ago
  • 2 min read

Educação, cultura e tecnologia garante qualidade de vida para pessoas com deficiência.

Por Redação

Adaptar espaços para pessoas com deficiência (PcD) vai muito além de rampas e vagas preferenciais, ela está na educação e na cultura. Seja no transporte público, nas escolas, no mercado de trabalho ou até mesmo no atendimento em lojas e serviços, é essencial entender e respeitar as necessidades de cada pessoa.

Uma das maneiras de acessibilidade arquitetônica, que se trata das rampas, elevadores, pisos táteis e banheiros e calçadas adaptadas, ou seja, infraestrutura no ambiente público e privado. A acessibilidade atitudinal é a prática da inclusão das pessoas com deficiência, o oposto do capacitismo e preconceito.

Acessibilidade metodológica tem a intenção de derrubar as barreiras de ensino a partir de atividades inclusivas. No ambiente profissional também pode ser aplicada, e ocorre quando os profissionais PcDs estão em postos de trabalho adequados para eles.

A instrumental é sobre instrumentos adequados para PcDs, como o braille, softwares leitores de tela, teclados adaptados, plataformas com comando de voz e outras ferramentas. Acessibilidade programática se trata das normas, leis e regimentos para essa população, como a “Lei Brasileira e Inclusão”.

A acessibilidade comunicacional se refere aos meios de tornar a comunicação mais acessível, como “closed caption”, legendas, inclusão de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e vídeos com audiodescrição.

A acessibilidade natural se aplica em ambientes da natureza, criando meios dessa população aproveitar trilhas, praias e parques. A acessibilidade digital tem o intuito de criar meios para que PcDs tenham acesso a sites, redes sociais e documentos em formato digital sem dificuldade.

A cidade de São Paulo enfrenta alguns desafios para lidar com esse problema, como explica a secretária da Pessoa com Deficiência: “É um desafio grande, como eu te disse, mas nós não podemos falar só de acessibilidade arquitetônica, atutudinal de as pessoas terem respeito com as pessoas com deficiência, né? Comunicacional de poder desenvolver a conversa e o entendimento sobre essas pessoas com deficiência, as tecnologias assistivas também, que são uma questão de acessibilidade importante. Você vê que o leque é muito amplo”.

A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Africa Desconhecida!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube
  • Whatsapp

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page