Cidade Ademar aguarda há 30 anos por casa de cultura
- forumfdc
- May 25, 2022
- 3 min read
Governo municipal alega que obras devem ter início em 2023; produtores se queixam da localização
REPORTAGEM ALINE MELO
A Cidade Ademar, distrito com mais de 450 mil habitantes na Zona Sul de São Paulo, é um grande polo produtor de cultura da cidade. No entanto, sem equipamentos públicos, os artistas e produtores culturais têm utilizado espaços como ateliês privados e até as ruas para realizar seu trabalho. Há 30 anos, a comunidade espera por um espaço para chamar de seu, e ao menos desde 2016, um decreto assinado pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) que autorizou a sua construção, ainda aguarda para sair do papel.
A coordenadora do projeto Funk SP e integrante do Fórum de Cultura da Cidade Ademar, Lilian Santiago Freitas de Lima, fala da expectativa de quem mora e trabalha com arte e cultura na região. “Aqui praticamente nossos aparelhos culturais são zero. Temos um Céu Alvarenga mas ele fica na Estrada do Alvarenga e praticamente não atende o distrito 450 mil habitantes que é Cidade Ademar.”
Diversas reuniões têm sido feitas entre os produtores culturais e artistas e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e da Subprefeitura da Cidade Ademar. O local onde o equipamento deve ser construído, na Avenida Durval Pinto Ferreira, atualmente abriga uma escola de samba, que será removida de lá. A localização, no entanto, não agrada aos integrantes do Fórum. “Porém o local não atende o bairro todo porque ela está na liga de divisão entre o Jabaquara e a Cidade Ademar. O ideal seria que ela ficasse no centro disso, que seria no bairro da Joaniza, ou da Missionária e aí atingiria. Mesmo porque a cidade Ademar é um bairro muito grande, ele é junto com Pedreira, o distrito de Pedreira. Então, aqui não adianta uma Casa de Cultura, a gente tem que ter pelo menos dois ou três polos culturais, né?”
Apesar da demora na execução e realização do projeto, a Secretaria de Cultura afirma que a Casa de Cultura Cidade Ademar vem sendo tratada como prioridade pela administração municipal, segundo afirma a coordenadora das Casas de Cultura da cidade, Aurora Oliveira. “A casa foi ratificada através do decreto em 2016, mas não havia um local previamente definido. Até onde eu sei o terreno só foi disponibilizado em 2018 e o processo de transferência pra SMC só foi concluída em 2020.”
Após essa definição, explica a coordenadora, têm sido realizados esforços para a concretização do projeto. “A gente está agora com um projeto que nós já licitamos, né? No ano passado a contratação do projeto executivo que deve ser entregue agora até o final desse ano e depois o próximo passo é a gente, assim que entregue né? O projeto executivo, a gente subir a licitação pra contratação da obra. Portanto a previsão né? A gente tem uma estimativa de entrega em 2024.”
Enquanto a comunidade não conta com o seu equipamento, artistas vão improvisando para levar seu trabalho ao público, mas já alertam que é preciso mais investimento do poder público no setor. “A cultura da Cidade Ademar ela acontece na rua. Porque não existe espaço público pra ser utilizado, entendeu? Então hoje essa casa de cultura onde ela está sendo construída ela não vai suprir a necessidade de cultura da Cidade Ademar. Isso o poder público já está ciente. O pessoal do fórum, já deixamos isso bem claro. A necessidade aqui é: a casa de cultura lá? Beleza! Mas teremos que ter centro cultural, teremos que ter alguma forma de fazer cultura mais pros bairros mais afastados da onde vai ser a casa de cultura.”

Comments