Artist’s Alley, área reservada exclusivamente para artistas independentes tem destaque no Anime Friends
- forumfdc
- 45 minutes ago
- 3 min read
O festival Anime Friends em parceria com a Copic tornou as lojas virtuais de diversos artistas independentes em uma vitrine física exclusiva durante o maior festival da América Latina.
Por Laina Moraes
Para divulgar seus produtos os artistas independentes ganharam uma vitrine exclusive no Anime Friends 2025, em uma área exclusiva para expor seu trabalho o Artist’s Alley patrocinado pela marca Copic, reservou 3 corredores exclusivos para essa exposição e venda de artes próprias e divulgação das marcas menores.
Foram mais de 200 mesas com produtos distintos para atender a todas as 150mil pessoas que estavam presentes entre os dias 3 e 6 de julho, graças à parceria com a ADE SAMPA, o primeiro dia de evento (3) de julho, na quinta – feira, o ingresso estava gratuito, bastava registrar seu cpf no site e realizar a compra de até 3 ingressos.
Para todos os artistas autônomos que estavam presentes, a feira de cultura oriental foi uma oportunidade única de expor seus produtos em larga escala, e divulgar as redes sociais para opções futuras de compras para todos os visitantes do evento.
A ilustradora Michelle Gomes trouxe sua loja Stoppie, com diversos produtos como posters, botons, chaveiros e adesivos, com artes assinadas por ela e por seu marido, em entrevista contaram sobre suas expectativas e como um evento como o Anime Friends pode abrir portas e oportunidades de crescimento e visibilidade: “muita gente conhece a gente, muita gente começa a seguir e é legal porque eles compram o seu produto, aí se sai mais uma unidade que complete aquele conjuntinho ele já te reconhece fala: "Ai eu comprei esse chaveiro, vou comprar o outro que combina". Então é bom porque você vende bem e você também fica mais conhecido.”
Antes de participar de um evento grande como esse é necessária uma preparação e cálculos de oferta e demanda para analisar o custo e benefício para uma artista que não vai ter o apoio de uma grande equipe como as marcas maiores, por exemplo.
Quando tais cálculos são realizados, todos os artistas chegam a mesma conclusão, que sim, vale a pena, principalmente pela visibilidade.
A ilustradora e professora de desenho Harumune (nome artístico que prefere se identificar) nos traz uma visão sobre isso: “Eu acho que ele abre portas sim, porque é uma oportunidade de poder trabalhar com as a minha arte [...] em questão de custo-benefício, sim, é muito vantajoso para a gente estar aqui no evento do Anime Friends.”
Alguns clientes tendem a priorizar as compras no Artist’s Alley, como Marina Dutra, que também trabalha de maneira autônoma como autora de Romantasia, ela estava presente no festival, e nos diz que sempre priorizou realizar suas compras com pessoas que assim como ela entendem como é o mercado para quem não tem uma brande marca para apoio: “eu acho que é superimportante a gente apoiar essas pessoas, é, principalmente porque eu acho que para cultura pop são os artistas que fazem Fan art, né? Que fazem as artes ali que movimentam, que fazem aquilo ganha vida”
Com uma área tão grande e uma quantidade ampla de artistas, o Artist’s Alley obteve sua visibilidade, mesmo com as grandes marcas em destaque durante o Anime Friends 2025.
A Central de Notícias da Rádio Alvorada é uma iniciativa do Projeto “Os desafios da neurodiversidade”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comentários